segunda-feira, 30 de março de 2009
MEU PERFIL NO CURSO
Eu sempre gostei da área de exatas, após pesquisar muito cheguei à conclusão de fazer na área de computação ou licenciatura em matemática. ai tive que pesquisar ainda mais, como sempre acreditei que uma duvida não poderia ser tirada em um único livro, não pesquisei em um lugar só, fui em documentários, pessoas da área, internet, revista e tantas outras fontes. ao fim concluir que seria na área de computação, mais especifico, no curso de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. pois meu perfil melhor encaixada com o curso, e apos fazer o primeiro vestibular reprovei, não desistir e tentei de novo, e consegui!
Sobre o curso eu li que entre outras coisas que o aluno tem que ter e/ou desenvolver é: gostar de resolver problemas lógicos, ser muito curioso, gostar de aprender. Ele é recomendado para quem pretende seguir cursos de pós-graduação acadêmica ou trabalhar em grandes empresas. O Profissional da área tem uma profunda e abrangente formação nas subáreas da computação, formação teórica solida e são capacitados para o desenvolvimento de sistemas complexos nas diversas áreas de atuação da computação. Sobre o campo de trabalho, os profissionais trabalham em locais onde desenvolvam Software, indo desde aplicativos a Software básicos como sistemas operacionais, universidades e institutos de pesquisa.
A IMPORTANCIA DE BOOLE, FREGE E ARISTOTETEL PARA A MATEMATICA
Aristóteles (384 a 322 a.C.)foi o criador da lógica, com o objetivo de verificar se argumentos eram validos. Em sua obra Organum “ferramenta para o correto pensar”, estabeleceu principios tão gerais e solidos que ate hoje sao aceitos. Construiu uma sofisticada teoria dos argumentos, cujo núcleo é a caracterização dos chamados silogismos. Ao silogismo Aristóteles designou como sendo a argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das primeiras duas, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão. A teoria do silogismo foi exposta por Aristóteles em Analíticos anteriores. O exemplo classico é este:
TODO HOMEM É MORTAL
SÓCRATES É HOMEM
LOGO, SÓCRATES É MORTAL.
BOOBLE
George booble, Inglês(1815-1863), considerado o pai da lógica simbólica. Desenvolveu o primeiro sistema formal para o raciocínio lógico e foi o primeiro a enfatizar a possibilidade de aplicar o calculo formal a diferentes situações. Em deu primeiro livro “The Mathematical Analysis of Logic (a analise matemática da lógica) percebeu que uma álgebra de objetos ( que não fossem números) poderia ser construída e então, ter varias aplicações, como nos circuitos lógicos, verdade ou falsidade das proposições e na aritmética sobre números binários. O desenvolvimento das suas idéias deu origem à da chamada lógica booleana, base da lógica simbólica, apresentada no livro” An Investigation into the Laws of Thought, on Which Are Founded the Mathematical Theories of Logic and Probabilities An Investigation into the Laws of Thought, on Which Are Founded the Mathematical Theories of Logic and Probabilities( 1854; uma investigação das leis do pensamento, sobre os quais se baseiam as teorias matemáticas da lógica e das probabilidades). A essência do método de boole consiste na aplicação de símbolos às operações lógicas, mediante a manipulação deles, seguindo mecanismos similares aos da álgebra, é possível extrair conclusões das premissas iniciais. Posteriormente publicou outros dois livros, precursores da moderna lógica matemática.
FREGE
Gottlob Frege (1948-1925) foi o primeiro a formular com precisão a diferença entre constante e variável. Em 1979 publicou Begriffsschrift (literalmente ideografia, conceituografia), no qual descreveu pela primeira vez um sistema de representação simbólica capaz de formalizar a estrutura lógica dos enunciados, possibilitando uma caracterização precisa do que é uma dedução lógica.
Introduziu a noção de função lógica de várias variáveis (predicados) e o conceito de quantificador. O emprego de quantificadores para ligar variáveis, principal característica do simbolismo lógico moderno e que o torna superior em alguns aspectos à linguagem vulgar e ao simbolismo algébrico de Boole, está entre as maiores invenções intelectuais do século XIX.
Ao contrario de Aristóteles e boole a preocupação básica de frege era a sistematização do raciocínio matemático. Frege havia percebido que os matemáticos daquela época cometiam erros em suas demonstrações, supondo assim que certos teoremas estavam demonstrados, quando na verdade nao estavam. Pra consertar isso frege formulou regras de demonstração. O resultado que revolucionou a lógica foi o desenvolvimento do cálculo de predicados (ou lógica de predicados).
sábado, 21 de março de 2009
Comentário sobre a estrutura institucional da ufs do curso de ciência da computação.
A universidade é dividida em setores com a finalidade de manter uma ordem. Esses setores são os Subsistemas de Administração Geral (SAG) e o Subsistema de Administração Acadêmica (SAA).
O primeiro é formado pelo CONSU (conselho universitário), pelo CONEP (conselho do ensino e da pesquisa) e pela Reitoria. Esta é formada pelo Reitor, Vice Reitor, Coordenação Geral de Planejamento, PREFCAMP, PGE, PROEST, PROAD. PROEX, PROGRAD, POSGRAP, GRH.
O SAA é dividido em quatros centros que englobam 27 departamentos, são eles: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Centro de Ciências Sociais, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Educação e de Ciências Humanas.
O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia englobam os departamentos de Engenharia Civil, Eng. Química, Ciência da Computação, Física, Matemática, Estatística e Química.
No departamento de ciência da computação temos os cursos de ciência da computação, o de sistema de informação e o de engenharia da computação. E o chefe do departamento é o professor Antônio Monteiro Freire e Subchefe a professora Leila Marciel de Almeida e Silva.
No seminário de apresentação realizado pela professora Leila, ela nos apresentou o curso de ciência da computação, já que ela é coordenadora do curso ( essa divisão foi feita pelo chefe Monteiro para facilitar e organizar suas tarefas).
No Brasil o curso de CC começou em 1969 na Unicamp e em Sergipe começou em 1991 na UFS sendo considerada uma BOA universidade. A UFS é considerada pelo enade de 2006 CONCEITO 4 onde o Maximo 5, o curso de CC forma o BACHAREL EM CIENCIA DA COMPUTAÇAO. O tempo do curso é de 4 a 5 anos e pode trabalhar em locais onde desenvolvam softwares, universidades e institutos de pesquisa ,é recomendado para quem pretende seguir cursos de pós-graduação. Na universidade temos três atividades: ensino, extensão e pesquisa, e devemos participar de todas elas.
Quero aproveitar para agradecer à Leila ao seminário. Muito obrigado!
Thiago Muhlert Tavares
Aju, 21 de março, 2009.