

Comentário sobre a estrutura institucional da ufs do curso de ciência da computação.
A universidade é dividida em setores com a finalidade de manter uma ordem. Esses setores são os Subsistemas de Administração Geral (SAG) e o Subsistema de Administração Acadêmica (SAA).
O primeiro é formado pelo CONSU (conselho universitário), pelo CONEP (conselho do ensino e da pesquisa) e pela Reitoria. Esta é formada pelo Reitor, Vice Reitor, Coordenação Geral de Planejamento, PREFCAMP, PGE, PROEST, PROAD. PROEX, PROGRAD, POSGRAP, GRH.
O SAA é dividido em quatros centros que englobam 27 departamentos, são eles: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Centro de Ciências Sociais, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Educação e de Ciências Humanas.
O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia englobam os departamentos de Engenharia Civil, Eng. Química, Ciência da Computação, Física, Matemática, Estatística e Química.
No departamento de ciência da computação temos os cursos de ciência da computação, o de sistema de informação e o de engenharia da computação. E o chefe do departamento é o professor Antônio Monteiro Freire e Subchefe a professora Leila Marciel de Almeida e Silva.
No seminário de apresentação realizado pela professora Leila, ela nos apresentou o curso de ciência da computação, já que ela é coordenadora do curso ( essa divisão foi feita pelo chefe Monteiro para facilitar e organizar suas tarefas).
No Brasil o curso de CC começou em 1969 na Unicamp e em Sergipe começou em 1991 na UFS sendo considerada uma BOA universidade. A UFS é considerada pelo enade de 2006 CONCEITO 4 onde o Maximo 5, o curso de CC forma o BACHAREL EM CIENCIA DA COMPUTAÇAO. O tempo do curso é de 4 a 5 anos e pode trabalhar em locais onde desenvolvam softwares, universidades e institutos de pesquisa ,é recomendado para quem pretende seguir cursos de pós-graduação. Na universidade temos três atividades: ensino, extensão e pesquisa, e devemos participar de todas elas.
Quero aproveitar para agradecer à Leila ao seminário. Muito obrigado!
Thiago Muhlert Tavares
Aju, 21 de março, 2009.