domingo, 10 de maio de 2009






DE OLHO NAS NOVIDADES
Esta semana Uriel disse para postarmos alguma nova tecnologia, sendo hardware, pretendo não escrever somente esta, mas vou sempre postar outras. Então fiquem de olho!
Vou começar falando do mouse lançado pela microsoft o sidewinder x3.
O mouse que foi inventado em 1968 por Douglas Engelbart chamando-o de "XY Position Indicador For A Displey System" era uma caixinha de madeira e tinha apenas um botão. Desde então os mouses foram evoluindo. o side winder x3 é o mais novo mouse possui oito botões, sendo cinco deles programáveis, é um mouse óptico e tem três níveis de configurações de dpi (400 dpi, 800 dpi e 2000) e alterna com facilmente no proprio mouse. é fácil para jgos e computaçao diária. Não esqueçam, eu sempre irei ests postando mais novidades!. para mais informações do mouse.






segunda-feira, 4 de maio de 2009

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE INFORMÁTICA
Essa semana irei postar sobre os projetos de lei para a regumamentação, sobre esses projeto cito adiante, postarei a relação que tenho com esses projetos e o que traria para a sociedade.
A comunidade cientifica da conputaçao vem discutino o assunto da regulamentaçao bem antes da criaçao da SBC em 1978. O primeiro projeto foi feito em 1978, desde entao a SBC cria debates sobre a questao. o ultimo projeto PL 1561/2003 vindo da proposta de projoto de lei de regulamentaçao SBC cita entre outras coisas que: o profissional é livre para exercer o oficio independente de possuir siploma de ensino superior ou qualquer comprovação formal, nenhum conselho de profissão podera se opor à essa lei, entre outras que estão no link acima.
As propostas seriam um beneficio ou naum?
pra min eu aum posso responder com muita certeza, mais penso que a regumamentação da profissão naum traria grandes mudanças até porque o que vale é a competência do profissional.
Vocês também podem visitar o site da SBC que trata com detalhes sobre o assunto

segunda-feira, 20 de abril de 2009

CONFIGURANDO MEU CONPUTADOR

Essa semana irei postar sobre componentes básicos que compõem o computador.

Processador
O processador é o celebro do microcomputador, sendo o componente mais complexo (e freqüentemente mais caro) encarregado de processar grande parte das informações. O meu processador é um Pentium 4 631, o Pentium O Pentium 4 foi lançado em novembro de 2000, trazendo uma arquitetura completamente redesenhada, baseada na idéia do uso de um longo pipeline para permitir que o processador fosse capaz de atingir freqüências de clock elevadas e no uso de um cache L1 muito rápido e um barramento de dados capaz de realizar 4 transferências por ciclo para mantê-lo alimentado com o volume necessário de dados e instruções.

Placa Mãe
A placa mãe, também chamada “motherboard" ou "mainboard”, é responsável pela interconexão de todas as placas que formam o PC, o HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim praticamente todos os dispositivos são conectados à placa-mãe . São desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos que compõem o computador. Para isso elas oferecem conexões, também conhecidas como barramentos para os outros dispositivos. O modelo da placa-mãe do meu PC é Asus P5VD2-MX/CKD.

Disco rígido ou HD
O HD( Hard disk), é o dispositivo de armazenamento de dados, nele é possível guarda não só arquivos mas tambem todos os dados do seu SO. O disco rígido é formado por pratos, motos, cabeça, braço, atuador e os discos magnéticos que são protegidos pela caixa de metal. O HD armazena os dados em discos magnéticos que mantém a gravação por vários anos, os discos giram a uma grande velocidade e o conjunto de cabeças de leitura, instaladas no braço móvel, faz o trabalho para gravar ou acessar os dados em qualquer posição nos discos.



Memória RAM
A memória RAM é usada para armazenar arquivos ou programas que estão sendo usados. A quantidade de memória tem efeito sobre o desempenho, já que sem a memória RAM suficiente o sistema passa a usar memória swap, que é muito mais lenta. a memória é volátil, ela perde seus dados ao desligar o computador. Existem no mercado basicamente a memória SDR e a DDR. As SDR são o tipo tradicional, onde o controlador de memória realiza apenas uma leitura por ciclo, enquanto as DDR são mais rápidas, pois fazem duas leituras por ciclo. O desempenho não chega a dobrar, pois o acesso inicial continua demorando o mesmo tempo, mas melhora bastante. A minha é uma DDR.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

  • Durante a apresentação da SBC o professor Rogério nos mostrou entre varias outros tópicos, cinco desafios da computação entre 1996 a 2006. Os desafios:

    "Gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos
    Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
    Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias.
    Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.
    Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos."

    Frente a tais desafios o professor da matéria, Uriel Marx de Cunha Bispo, lançou 2 questões.

    I. As graduações em computação estão preparadas para formar pessoas capazes de dar conta de tais desafios?
    II. A que áreas do conhecimento humano dizem respeito o desenvolvimento da área de Computação?

    As duas respostas referentes as indagações acima:
    I. Existem instituições serias como por exemplo o MEC ou a SBC, que cuidam e estão sempre se preocupando em preenches espaços vagos. Com relação aos desafios, eles estão ai para isso, servem para que vejamos o que precisa ser melhorado.
    II. A área da computação é bastante abrangente, uma área que poderia ser empregadas em quase todos, senão em todos os campos do conhecimento humano, das mais diversas formas possíveis trazendo benefícios tanto para a área empregada quanto para a própria computação.

domingo, 12 de abril de 2009

SBC: Sociedade Brasileira de computação.

A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade cientifica sem fins lucrativos, que estimula o desenvolvimento tecnológico e científica do país. Criada em 1978
Criada em 1978, com sede em porto alegre, RJ, reúne alunos, professores, pesquisadores, e profissionais da computação e áreas afins. Ela promove eventos e atividades que incentivam o ensino, a pesquisa e a extensão em tecnologia da informação.
A SBC atua na defesa de uma política industrial voltada aos interesses legítimos do povo brasileiro, de ensino superior orientada a padrões de qualidade da regulamentação profissional sempre trabalhando em ação continua com o MCT, MEC, SBPC e congresso nacional. A estrutura é dividida em diretoria, conselhos, comissões, secretarias regionais, delegacias, equipe administrativa, e sócios.
As publicações são: “revista Computação Brasil”, “revista Brasileira de Informática na Educação” e a “revista Eletrônica de iniciação Científica”, o jornal “journal of the Brazilian Computer Society” e a serie campus - SPC. Há além das publicações, os simpósios e encontros, workshops, competições, e congressos.
Para ser sócio é fácil e tem suas vantagens.
• Receber as publicações da SBC
• Ter desconto na participação em eventos
• Participar dos fóruns eletrônicos de discussão
• Ter desconto na compra de livros e revistas especializadas
em função das parcerias da SBC com editoras e livrarias
• Fazer parte da maior instituição acadêmica de Computação
do país.




Portal para a associação http://www.sbc.org.br/.

segunda-feira, 30 de março de 2009

MEU PERFIL NO CURSO

Estou escrevendo esta postagem para mostrar o porquê de eu ter escolhido o curso.

Eu sempre gostei da área de exatas, após pesquisar muito cheguei à conclusão de fazer na área de computação ou licenciatura em matemática. ai tive que pesquisar ainda mais, como sempre acreditei que uma duvida não poderia ser tirada em um único livro, não pesquisei em um lugar só, fui em documentários, pessoas da área, internet, revista e tantas outras fontes. ao fim concluir que seria na área de computação, mais especifico, no curso de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. pois meu perfil melhor encaixada com o curso, e apos fazer o primeiro vestibular reprovei, não desistir e tentei de novo, e consegui!

Sobre o curso eu li que entre outras coisas que o aluno tem que ter e/ou desenvolver é: gostar de resolver problemas lógicos, ser muito curioso, gostar de aprender. Ele é recomendado para quem pretende seguir cursos de pós-graduação acadêmica ou trabalhar em grandes empresas. O Profissional da área tem uma profunda e abrangente formação nas subáreas da computação, formação teórica solida e são capacitados para o desenvolvimento de sistemas complexos nas diversas áreas de atuação da computação. Sobre o campo de trabalho, os profissionais trabalham em locais onde desenvolvam Software, indo desde aplicativos a Software básicos como sistemas operacionais, universidades e institutos de pesquisa.

A IMPORTANCIA DE BOOLE, FREGE E ARISTOTETEL PARA A MATEMATICA

ARISTÓTELES

Aristóteles (384 a 322 a.C.)foi o criador da lógica, com o objetivo de verificar se argumentos eram validos. Em sua obra Organum “ferramenta para o correto pensar”, estabeleceu principios tão gerais e solidos que ate hoje sao aceitos. Construiu uma sofisticada teoria dos argumentos, cujo núcleo é a caracterização dos chamados silogismos. Ao silogismo Aristóteles designou como sendo a argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das primeiras duas, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão. A teoria do silogismo foi exposta por Aristóteles em Analíticos anteriores. O exemplo classico é este:

TODO HOMEM É MORTAL
SÓCRATES É HOMEM
LOGO, SÓCRATES É MORTAL.

BOOBLE

George booble, Inglês(1815-1863), considerado o pai da lógica simbólica. Desenvolveu o primeiro sistema formal para o raciocínio lógico e foi o primeiro a enfatizar a possibilidade de aplicar o calculo formal a diferentes situações. Em deu primeiro livro “The Mathematical Analysis of Logic (a analise matemática da lógica) percebeu que uma álgebra de objetos ( que não fossem números) poderia ser construída e então, ter varias aplicações, como nos circuitos lógicos, verdade ou falsidade das proposições e na aritmética sobre números binários. O desenvolvimento das suas idéias deu origem à da chamada lógica booleana, base da lógica simbólica, apresentada no livro” An Investigation into the Laws of Thought, on Which Are Founded the Mathematical Theories of Logic and Probabilities An Investigation into the Laws of Thought, on Which Are Founded the Mathematical Theories of Logic and Probabilities( 1854; uma investigação das leis do pensamento, sobre os quais se baseiam as teorias matemáticas da lógica e das probabilidades). A essência do método de boole consiste na aplicação de símbolos às operações lógicas, mediante a manipulação deles, seguindo mecanismos similares aos da álgebra, é possível extrair conclusões das premissas iniciais. Posteriormente publicou outros dois livros, precursores da moderna lógica matemática.

FREGE
Gottlob Frege (1948-1925) foi o primeiro a formular com precisão a diferença entre constante e variável. Em 1979 publicou Begriffsschrift (literalmente ideografia, conceituografia), no qual descreveu pela primeira vez um sistema de representação simbólica capaz de formalizar a estrutura lógica dos enunciados, possibilitando uma caracterização precisa do que é uma dedução lógica.
Introduziu a noção de função lógica de várias variáveis (predicados) e o conceito de quantificador. O emprego de quantificadores para ligar variáveis, principal característica do simbolismo lógico moderno e que o torna superior em alguns aspectos à linguagem vulgar e ao simbolismo algébrico de Boole, está entre as maiores invenções intelectuais do século XIX.
Ao contrario de Aristóteles e boole a preocupação básica de frege era a sistematização do raciocínio matemático. Frege havia percebido que os matemáticos daquela época cometiam erros em suas demonstrações, supondo assim que certos teoremas estavam demonstrados, quando na verdade nao estavam. Pra consertar isso frege formulou regras de demonstração. O resultado que revolucionou a lógica foi o desenvolvimento do cálculo de predicados (ou lógica de predicados).

sábado, 21 de março de 2009

Comentário sobre a estrutura institucional da ufs do curso de ciência da computação.

A universidade é dividida em setores com a finalidade de manter uma ordem. Esses setores são os Subsistemas de Administração Geral (SAG) e o Subsistema de Administração Acadêmica (SAA).
O primeiro é formado pelo CONSU (conselho universitário), pelo CONEP (conselho do ensino e da pesquisa) e pela Reitoria. Esta é formada pelo Reitor, Vice Reitor, Coordenação Geral de Planejamento, PREFCAMP, PGE, PROEST, PROAD. PROEX, PROGRAD, POSGRAP, GRH.
O SAA é dividido em quatros centros que englobam 27 departamentos, são eles: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Centro de Ciências Sociais, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Educação e de Ciências Humanas.
O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia englobam os departamentos de Engenharia Civil, Eng. Química, Ciência da Computação, Física, Matemática, Estatística e Química.
No departamento de ciência da computação temos os cursos de ciência da computação, o de sistema de informação e o de engenharia da computação. E o chefe do departamento é o professor Antônio Monteiro Freire e Subchefe a professora Leila Marciel de Almeida e Silva.
No seminário de apresentação realizado pela professora Leila, ela nos apresentou o curso de ciência da computação, já que ela é coordenadora do curso ( essa divisão foi feita pelo chefe Monteiro para facilitar e organizar suas tarefas).
No Brasil o curso de CC começou em 1969 na Unicamp e em Sergipe começou em 1991 na UFS sendo considerada uma BOA universidade. A UFS é considerada pelo enade de 2006 CONCEITO 4 onde o Maximo 5, o curso de CC forma o BACHAREL EM CIENCIA DA COMPUTAÇAO. O tempo do curso é de 4 a 5 anos e pode trabalhar em locais onde desenvolvam softwares, universidades e institutos de pesquisa ,é recomendado para quem pretende seguir cursos de pós-graduação. Na universidade temos três atividades: ensino, extensão e pesquisa, e devemos participar de todas elas.

Quero aproveitar para agradecer à Leila ao seminário. Muito obrigado!
Thiago Muhlert Tavares

Aju, 21 de março, 2009.